sábado, 20 de novembro de 2010

Estratégia e Planejamento
Uma empresa pode estabelecer uma ou mais estratégias competitivas, como por exemplo: informatização, desmobilizações, qualidade total de seus produtos, aquisições de outras empresas, incentivos para seus colaboradores, projeção de demanda com baixas margens de erros e robotização das linhas de produção, custos de seus produtos, prazos de entregas de sues produtos, inovação de seus produtos e processos, aumento de sua produtividade, eficiência na fabricação de seus produtos etc.
Planejar é, portanto, saber onde queremos chegar. É tomar todas as medidas e Decisões necessárias e pró-ativas, para que, mesmo que o nosso barco venha a enfrentar as várias tempestades proporcionadas pelo mar bravio, possamos ter a absoluta certeza e a tranqüilidade de que, no final, estaremos aportando em terras firmes.

Executivo deve construir uma carreira sustentável, diz especialista

Para construir uma carreira sustentável, é necessário pensar na vida profissional como uma pessoa que administra um negócio
A vida profissional de um executivo é cercada de cobranças e metas a serem alcançadas. Por este motivo, muitos estão focados somente no presente, deixando de lado questões como redução de renda devido à aposentadoria ou até mesmo ao desemprego.
 Construção da carreira

Segundo o especialista, para construir uma carreira sustentável, é necessário que o profissional pense em sua vida profissional como uma pessoa que administra um negócio, ou seja, deve investir em informação e conhecimento.
O executivo também deve desenvolver competências que possibilitam aproveitar transições que o mercado impõe. Além disso, é importante construir uma rede de relacionamentos ampla a partir de iniciativas de marketing pessoal permanentes, como participar de associações, comparecer a eventos e lançamentos de livros e até usar a internet intensivamente para ampliar os contatos.
“Poucos executivos se dão conta do quão importante são os relacionamentos na construção de uma carreira mais duradoura, inclusive aqueles que deixamos para trás, em outros empregos ou na faculdade”, alerta Minarelli. Ele afirma ainda que as redes sociais possam ajudar a recuperar estes contatos.
Aposentadoria

Outro momento importante da carreira que os executivos costumam esquecer ou adiar é o da aposentadoria. Minarelli diz que, com uma expectativa atual bem superior à idade limite de aposentadoria, os executivos precisam pensar o que farão depois que se aposentarem, já que para aqueles que têm registro em carteira, a perda salarial com a aposentadoria é significativa.
“Muitos só vão pensar nisso quando estão às portas da aposentadoria. Antecipar esses acontecimentos e planejar a transição é de vital importância, pois permite que o executivo use sua rede de contatos atual para garantir um prosseguimento saudável da carreira, seja como consultor, professor, prestador de serviços ou até em outro negócio qualquer que ele julgue interessante”, finaliza.
 http://www.portaldosblogs.com.br/v3/Administracao/index2.html

Motivação: necessário para a empresa, fundamental para o profissional

Por Sueli Brusco, www.administradores.com.br
Vivemos na era do conhecimento e da valorização humana. Independente do porte ou da área de atuação está cada vez mais claro que empresas são feitas por pessoas e que é preciso valorizá-las.
Para conseguir profissionais empenhados, além de muito treinamento, é preciso estratégias direcionadas para o incentivo e o reconhecimento da capacidade individual e da integração entre em equipes. Com profissionais motivados, todos ganham: o próprio colaborador, o ambiente de trabalho e os resultados da companhia.
Ao contrário do muitos podem imaginar, as campanhas de motivação não são ações isoladas. Elas estão em toda a parte, nos mais diferentes setores e estratégias de vendas. Trata-se de um mundo silencioso capaz de mover profissionais e grandes companhias rumo ao sucesso.
A primeira etapa para uma campanha de motivação bem sucedida é a definição de metas que sejam factíveis, porém não tão fáceis que possam ser consideradas banais. As metas servem para guiar o colaborador. Cada profissional precisa e deve saber para onde caminha a empresa e qual a sua importância para ajudá-la nesta trajetória. As metas sinalizam a direção para onde todos devem olhar.
Com metas claras e bem definidas, é possível direcionar a campanha e canalizar todos os esforços para alcançá-las. Claro que o salário mensal já é o grande motivador dos colaboradores. Porém, se há uma campanha ou uma meta específica que se deseja atingir, nada mais válido que haver uma recompensa pelo empenho extra e pelo engajamento do profissional. Em todas as companhias e nas mais diferentes atividades, os profissionais querem e precisam se sentir parte do processo. As ações de reconhecimento exercem esta função e ajudam a criar no colaborador a sensação de que se trata de uma prática da companhia.
O necessário é identificar estas oportunidades e demonstrar que a companhia, independente do porte e do setor, está atenta às necessidades e ao bom desempenho dos seus profissionais e sempre irá criar maneiras diferentes e criativas de reconhecer o trabalho desempenhado. a momento, as empresas buscassem maneiras diferentes de dizer três expressões mágicas: “Você consegue”; “Parabéns” e “Muito Obrigado”. Na era do reconhecimento humano, buscar formas criativas de se expressar e conquistar o próprio colaborador deve fazer parte de toda a companhia que busca a excelência em sua área de negócio.

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